Departamento PessoalEmpregadoreSocial

A sua empresa está preparada para o eSocial?

Post

Após muitos adiamentos, finalmente o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) que torna obrigatório para empregadores a declarar ao governo as informações relativas aos trabalhadores de forma unificada, entrará em vigor a partir de janeiro de 2018.

Veja também: eSocial: O que você precisa saber

 

O governo optou por dividir a adesão do eSocial em três grupos de cinco fases. O motivo dessa decisão é para que haja adaptação das empresas ao projeto.
Lembrando que, de primeiro momento, a implementação será para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais e, somente depois, para as micro e pequenas empresas e MEIs que possuam empregados também serão obrigadas.

Veja quais são os grupos:

 Etapa 1 – Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões

Fase 1: Janeiro/18 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas

Fase 2: Março/18: Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: Maio/18: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento

Fase 4: Julho/18: Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada

Fase 5: Janeiro/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador

 

Etapa 2 – Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados)

Fase 1: Julho/18 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas

Fase 2: Set/18: Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: Nov/18: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento

Fase 4: Janeiro/19: Substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social) e compensação cruzada

Fase 5: Janeiro/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador

 

Etapa 3 РEntes P̼blicos

Fase 1: Janeiro/19 – Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas

Fase 2: Março/19: Nesta fase, entes passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos) Ex: admissões, afastamentos e desligamentos

Fase 3: Maio/19: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento

Fase 4: Julho/19: Substituição da GFIP (guia de informações à Previdência) e compensação cruzada

Fase 5: Julho/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador

Na prática, o eSocial instituirá uma forma mais simples, barata e eficiente para que as empresas possam cumprir suas obrigações com o poder público e com seus próprios funcionários. Quando totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo â?? como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF â?? por apenas uma.

 

Sua empresa está realmente preparada para o eSocial?

Em uma pesquisa feita pela FENACON, de 1,33 mil empresas entrevistadas 29,1% das empresas iniciaram o registro, 23,7% estão em processos de início. porém 42,9% das pequenas empresas não iniciaram e nem se atentaram a implantação dessa plataforma.

Com tantas mudanças no eSocial os empresários acabaram se acomodando com a situação de esperar. Mas, o Governo afirmou que independente da reforma trabalhista, o processo irá continuar e está parametrizado para atende-la.

Prepare-se!

Mesmo faltando menos de um ano para a implantação e a obrigatoriedade para as empresas, ter conhecimento do processo, do que será inserido, de como será executado e qual é a sua responsabilidade neste processo é fundamental, pois isso irá interferir diretamente nos seus negócios.

O intuito do eSocial é unificar processos, a partir do momento em que o gerenciamento de 15 obrigações se tornará mais prático e integrado, gerando economia de tempo e dinheiro.

 

Não deixe para última hora!

A partir do dia 08/01/2018 será disponibilizado um ambiente para testes do novo layout com base na Reforma Trabalhista. Até 1º de julho, as empresas terão tempo suficiente para testar o ambiente, ajustar o layout e se familiarizar com as novidades.

 

Conte com uma contabilidade preparada e especializada neste momento!

 

Informações: Portal eSocial