Contabilidade

DRE para pequenas empresas

Post
DRE para pequenas empresas

Em uma organização, seja ela grande ou pequena, ter o controle financeiro não é uma tarefa simples e muito menos fácil de resolver, ainda mais em momentos que o país passa por crises financeiras e com um mercado instável.

Se prevenir é o melhor método no momento, pois ninguém quer tomar decisões com resultados imprevisíveis. Um bom empresário deve conhecer cada processo financeiro dentro da empresa, podendo analisar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que possam existir e influenciam diretamente a empresa.

Para facilitar nesse controle, a contabilidade é o melhor aliado da empresa. Alguns acreditam que a contabilidade é somente mais um processo burocrático e obrigatório, que toda empresa necessita ter. Mas, o que alguns empresários não sabem é que a contabilidade possui diversas ferramentas importantes para a gestão financeira. Um bom exemplo é o DRE.

 

Mas, o que é DRE?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício é também conhecido pela sigla DRE, é uma demonstração do setor contábil da empresa. Podemos classificá-lo como um relatório ou resumo das operações financeiras, sobre um determinado período, demonstrando os lucros e prejuízos que a empresa possa ter tido.

De forma técnica, o DRE é um demonstrativo contábil aplicado dentro do regime de competência para demonstrar o resultado líquido do exercício (normalmente do ano). Feito por meio de comparação das receitas, custos e despesas, sendo eles operacionais e não operacionais de uma empresa.

O DRE tem como objetivo esclarecer a situação ao final de um exercício, apresentando a situação liquida financeira da empresa. No demonstrativo é possível identificar os valores recebidos e valores gastos da empresa, deduzindo tanto as despesas das receitas, podendo assim chegar ao valor do lucro no ano.

O DRE dependerá de como é tratado o gerenciamento dos custos, seja mensal, semestral ou anual, sendo ele DRE gerencial ou normal.

 

Por que ter um DRE?

Como explicado anteriormente, o DRE visa apresentar os lucros que a empresa possa ter tido dentro de um determinado prazo.

Para empresas de pequeno porte, o fluxo de caixa acaba sendo mais utilizado que o DRE, pois a maioria atualiza diariamente os acontecimentos, principalmente comércios. Mas, caso haja alguma falha no fluxo de caixa, o empresário poderá acabar fazendo conclusões precipitadas sobre a movimentação financeira.

� nesse momento que DRE fará a diferença para analisar, por exemplo, se a falta de caixa é devido a aumento de despesas e custos, baixa nas vendas entre outros. Não é porque o caixa está baixo que a empresa não está tendo lucro. � importante que o empresário saiba analisar o DRE corretamente, podendo visar os lucros da empresa.

Mas, existe a possibilidade de o DRE apresentar bons lucros e o caixa estar baixo. Nesse caso é necessário avaliar outro documento, conhecido como Balanço Patrimonial, verificando como está a situação dos ativos da empresa (bens e direitos).

Entenda sobre ativos e passivos contábeis da sua empresa

Mas, para essas conclusões, será necessário ter os documentos corretos para analisar.

Não pense que a sua contabilidade é só mais uma obrigação. Os balancetes são feitos pelas contabilidades, mas cabe a você ter o controle. Usufrua da sua contabilidade ao máximo, eles podem ser o melhor apoio para a gestão da sua empresa.

A Aro Contabilidade, faz a entrega dos DREs conforme a necessidade de cada cliente. Auxiliando em uma boa gestão com um suporte técnico especializado no assunto.

Entre em contato com nossos Gerentes de Contas e saiba como podemos te auxiliar nesse assunto.