ContabilidadeFinanceiro

Entenda sobre ativos e passivos contábeis da sua empresa

Entender cada detalhe da empresa é importante para saúde financeira, principalmente se o assunto é sobre às movimentações econômicas. Na contabilidade utiliza-se o termo de patrimônio, que são todos os bens de direitos e obrigações da empresa.

Ativo

O ativo pode ser classificado como bens e direitos, ou seja, tudo aquilo que sua empresa tem ou pertence a ela.

Bens que possuam valor econômico e que podem ser convertidos em dinheiro. Isso pode classificar tanto bens, moveis ou imóveis, tangíveis ou intangíveis.

Os direitos são recursos que a empresa tem a receber e que gerem benefícios a ela. Tendo por direito exigir por isso, como por exemplo, comércio que faça uma venda a prazo. O cliente fez a compra, mas a loja ainda não recebeu o valor que é devido.

Ativo circulante e não circulante

O ativo circulante pode ser classificado como bens de direito que tenha um curto prazo, sendo ele convertido em dinheiro ou consumido, ou seja, estoques, contas a receber e dinheiro em caixa.

O ativo não circulante são os bens de direitos que a empresa irá converter em dinheiro em um prazo superior a um ano, por exemplo, imóveis, máquinas e equipamentos, móveis, marcas e patentes.

Passivo

Podemos classificar como deveres e obrigações da empresa. Como deveres podemos classificar as dívidas que uma empresa possa ter, como por exemplo, empréstimos, duplicatas a pagar, contas a pagar e capital de terceiros.

Passivo circulante e não circulante

O passivo circulante é toda despesa a pagar em curto prazo, como empréstimos  a curto prazo, fornecedores, salários e encargos.

Já o passivo não circulante são todas as despesas que durem mais de um exercício, sendo um prazo maior para pagar, como, empréstimos a longo prazo, impostos a serem pagos entre outros.

Podemos dizer que, a sua quantidade de ativos pode demonstrar o quanto você tem ou poderá ganhar. E a sua quantidade de passivos o tanto que se tem a pagar.

� sempre bom acompanhar a liquidez e solvência do seu balança, tendo sempre uma boa análise e demonstrativo saldável, mantendo uma boa gestão.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais?

Deixe seu comentário ou nos mande um email.