Planejamento

10 dicas para não errar no Plano de negócios!

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Plano de negócios

O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais comum em meio a um mercado de trabalho sem muitas oportunidades. Abrir um negócio, se mostrou como uma saída para driblar essa situação e para se tornar dono do seu próprio rendimento.

Apesar de a abertura de empresas, sejam ela micro, média ou grandes, ter se tornado algo recorrente, muitos empresários se esquecem de planejar muito bem o seu negócio antes de abri-lo. Empreender sem um bom planejamento é como viajar sem rumo, sem saber o destino e o caminho a ser percorrido.

Para quem não sabe, um plano de negócios é de suma importância para que a empresa saia do papel, alcançar seu público-alvo e ter clientes, compradores ao ponto de lucrar. O plano de negócios, portanto, é um documento que contém informações e dados importantes para a gestão do negócio, que vão desde o que é a empresa, seu nicho, público-alvo, o modelo de negócio até os dados financeiros.

Por isso, separamos 10 dicas de como não errar no planejamento da sua empresa! Confira:

 

Estude o seu mercado

Saber onde você está “pisando” é o primeiro passo para quem precisar planejar uma empresa. Ou seja, quais são as principais características do mercado em que a sua empresa irá atuar, como público-alvo, custos fixos e variáveis, concorrência, fornecedores, localização, entre outros detalhes relevantes e que irão interferir nas suas atividades diretamente.

 

Conheça a demanda do seu público

Sem saber quem é o seu público-alvo e o que ele demanda, por exemplo, é impossível oferecer os produtos e serviços que os atinjam positivamente. Com isso, sem clientes e sem vendas, a empresa não sobrevive.

 

Conheça a concorrência

Conhecer a concorrência também é uma estratégia fundamental para saber o que ela oferece e como se comunica com seus clientes.

Veja essas dicas: As 17 Melhores Ferramentas para Analisar Sua Concorrência

Pense em um diferencial

Ao conhecer as demandas do seu público e entender o que a sua concorrente oferece para os clientes, pense em algo que esteja faltando para eles, ou seja, algo que eles precisem e que ninguém mais oferece nesse setor. Sua empresa precisa oferecer algo diferenciado para se destacar.

 

Não use planos de negócios existentes

Cada negócio tem suas metas, valores, investimentos, contratações e características. Portanto, é preciso personalizar o planejamento de acordo com suas necessidades e objetivos.

 

Preveja imprevistos

Planeje prevendo cenários positivos e negativos. Ao realizar esse tipo de previsão, o empreendedor fica preparado para os obstáculos que pode enfrentar.

 

Calcule o investimento

De nada adianta querer economizar na hora de investir na sua empresa, calculando poucos gastos iniciais, e esperar lucros exorbitantes rapidamente. É preciso ser realista em relação ao capital inicial da sua empresa e o quanto ela irá render nos primeiros meses. Isso ajuda a definir o quanto a empresa poderá contratar e quanto poderá crescer em determinado período.

Dessa forma, o empresário não entra em dívidas com empréstimos empresariais ou investindo grandes valores, evitando a falência do negócio logo no início.

Esse assunto é bem interessante: Você sabe qual é a margem de lucro da sua empresa?

Invista em tecnologia

Coloque em seu documento, os investimentos necessários em tecnologia. Um software de gestão pode lhe ajudar a administrar sua empresa, além de outras ferramentas importantes para as atividades.

 

Mensure resultados

Defina métricas para monitorar se o seu planejamento está funcionando. Você pode analisar itens como produtividade, qualidade, lucro da empresa, sucesso de vendas etc.

 

Aceite ajuda

Contar com profissionais especializados em gestão, administração ou contabilidade, por exemplo, pode auxiliar você nessa fase inicial.

Conte com nossos serviços contábeis na hora de planejar o seu negócio! Entre em contato conosco através do contato abaixo.